Para entrar no Curso de Matemática
O processo seletivo para ingressar no curso de Matemática é diferente dos demais cursos da UFPR, pois, além das duas primeiras fases normais em todos os cursos, há uma terceira fase.
A Terceira Fase
Para a terceira etapa do processo de seletivo estendido, são convocados 176 candidatos:
- 88 candidatos para o curso Matemática Diurno;
- 88 candidatos para o curso Matemática Noturno;
Todos os candidatos convocados passam a frequentar as aulas do 1º semestre do curso de Matemática, composto pelas quatro disciplinas abaixo:
- Fundamentos da Matemática Elementar 1;
- Funções;
- Matrizes e Geometria Analítica;
- Resolução de Problemas.
Durante o semestre serão feitas 4 avaliações parciais (envolvendo todas as 4 disciplinas acima). A média das três maiores notas obtidas pelo candidato será a nota da 3ª fase do vestibular.
Importante: os candidatos com média inferior a 50 na terceira fase são automaticamente eliminados do processo seletivo estendido.
Desempenho Final
Cada candidato que concluir a terceira fase terá três notas:
- da 1ª fase (no máximo 90 pontos);
- da 2ª fase (no máximo 60 pontos);
- da 3ª fase (entre 50 e 100 pontos);
O desempenho final do candidato será obtido somando as quatro notas acima e dividindo este valor por 250, que é a pontuação máxima que um candidato pode atingir, e multiplicando este resultado por 1000.
Aprovados
O Núcleo de Concursos divulgará a classificação final do Processo Seletivo Estendido. Serão considerados aprovados e chamados para matricular-se no Curso de Matematica da UFPR:
- Os 44 primeiros colocados do turno da tarde
- Os 44 primeiros colocados do turno da noite
Os demais candidatos que foram aprovados na terceira fase receberão um certificado de aprovação nestas disciplinas. Tal certificado poderá ser utilizado para pedir dispensa destas disciplinas em outros cursos da UFPR e de outras Faculdades ou Universidadesque tenham estas disciplinas em seu currículo.