Princípios norteadores da organização curricular para o Bacharelado
Introdução
A formação do pesquisador/professor para ensino superior de Matemática deve pautar-se em três princípios basilares: As Competências pesquisador/professor para ensino superior, a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada, aqui a relação entre teoria e prática e o estágio supervisionado têm papéis fundamentais.
Devemos ter em mente que o objetivo maior do curso de Bacharelado em Matemática da UFPR é preparar estudantes para cursar a pós-graduação em Matemática ou em áreas afins.
Tendo em vista o perfil eminentemente acadêmico dos professores que ministram aulas neste curso e a necessidade urgente de profissionais pós-graduados em Matemática, este projeto pedagógico traz uma proposta de formação para o bacharel que busca alternativas para as carências apontadas no documento da SBM intitulado “Panorama dos Recursos Humanos em Matemática no Brasil: Premência de Crescer”.
Como a Matemática está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, tanto como linguagem científica como pelas suas aplicações, o bacharel tem a possibilidade de dirigir-se para cursos de pós-graduação fora da área de Ciências Exatas. Desta forma, o bacharel pode aproveitar seu sólido conhecimento matemático para enveredar em outros setores do mercado de trabalho.